// REGULAMENTO TÉCNICO E DESPORTIVO

Regra Geral
– Art. 1º = Serão aceitos automóveis fabricados até 1936 e motos até 1952.
– Art. 2º = Réplicas de modelos até 1936 serão aceitas na categoria “Transplantados”.
– Art. 3º = Apesar do objetivo do PNT ser fortalecer o antigomobilismo como um movimento popular, para evitar reclamações de outros pilotos, “pede-se” que os carros mantenham suas rodas originais (tem equipe preocupada com carros aro 21 terem seus sapatos trocados por aro 18, etc).

Parágrafo único = Essa regra não se aplica às equipes que competem na categoria Transplantados e, também, para a Categoria Speed (porém, para esta, pede-se que as rodas sejam ao menos equivalentes as da época, com pneus diagonais.

Categoria A
– Art. 4º = A Categoria Ford A compreende os modelos da Ford fabricados entre 1927 e 1931. A partir de 2016 possuir duas sub-categorias, nomeadas de Divisões 1 e Divisão 2.
– Art. 5º = Ficam destinados à Divisão 1 os modelos originais, com carrocerias convencionais de mercado e mecânica original, sem preparação de época.
– Art. 6º = Ficam destinados às Divisões 2 os modelos com motor original, porém com preparação de época, com alterações de carburadores, cabeçotes e outros elementos mecânicos fora de catálogo que visam melhor desempenho.

Categoria Motos
– 07 = Motocicletas cujo modelos de projetos foram produzidos antes de 1950, serão aceitas sob análise da comissão organizadora.
– 08 = Qualquer nova regra serão mencionada no dia do Brieffing.

Categoria Speed
– Art. 7º = Veículos inscritos com fabricação até 1936 e que possuem carrocerias aliviadas representando os modelos de corrida, ou mesmo modelos representantes verdadeiros destas provas, são inseridos na Categoria Speed. A exemplo da Ford A, esta categoria também é dividida em 2 sub-categorias.
– Art. 8º = Categoria Speed I: Compreende modelos com carroceria aliviada e motor de 4 cilindros original do carro. A preparação é livre, porém, pede-se a coerência de usar equipamentos de época.
– Art. 9º = Categoria Speed II: Compreende modelos com carroceria aliviada, com motores de 6, 8 ou mais cilindros, e com preparação é livre, porém, pede-se a coerência de usar equipamentos de época.

Parágrafo único: Serão tolerado motores V8 cabeça chata fabricados até 1953 (como o caso do 8BA), mas essa tolerância poderão um dia ser revista.

Categoria Motos
– Art. 10 = Motocicletas acima de 1952, cujo modelo de projeto foi produzidos antes deste ano, poderão ser aceitas desde que aprovadas pela comissão organizadora.
– Art. 11 = Qualquer nova regra serão mencionada no dia do Brieffing.

Prova de Marcha Lenta
– Art. 12 = Para a prova de Marcha Lenta: O piloto deverão percorrer 50 metros do lado de fora do carro, andando ao lado do carro e não em cima do estribo, não serão permitido o uso de freio de mão puxado.

Parágrafo Primeiro. Em casos especiais, como limitações físicas do piloto que o impeça de caminhar ao lado do carro, uma comissão entre os participantes poderão ser criada para analisar uma exceção.

Parágrafo Segundo. Duas categorias compreendem a prova de Marcha Lenta, sendo:
– Categoria Ford A: Para modelos Ford fabricados entre 1927 e 1931.
– Categoria Livre: Esta com motivação de entretenimento, visa principalmente a diversão do público e tem o objetivo principal de diminuir a velocidade do carro sem que ele pare. Nesta categoria permite-se segurar o carro pelos para-choques e até 4 pessoas (incluindo o piloto) podem ser requisitadas no auxílio de segurar o carro.
 

// BANDEIRAS

bandeiraamarela
Bandeira amarela
Perigo logo a frente. Reduza a velocidade!

bandeiraazul
Bandeira azul
Dê passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer ultrapassar! Atualmente, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou arrisca penalizações.

bandeiraverde
Bandeira verde
Pista livre. Geralmente mostrada após o Safety Car sair da pista ou após um trecho em bandeira amarela.

bandeiravermelha
Bandeira vermelha
Corrida paralisada. Devido a acidente, chuva ou má condição da pista.

bandeiralistrada
Bandeira listrada em amarelo e vermelho
Cuidado! Óleo na pista ou pista escorregadia.

bandeirabranca
Bandeira branca
Carro lento em pista. Pode ser uma ambulância ou qualquer outro carro de serviço na pista. Nas categorias norte-americanas esta bandeira indica a última volta.

bandeiraquadriculada
Bandeira xadrez (ou quadriculada)
Fim da prova.

bandeirametadepreta
Bandeira metade preta, metade branca na diagonal
O piloto tomou alguma atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver desclassificação.

bandeirapreta
Bandeira preta
Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.

bandeirapretacomlaranja
Bandeira preta com um círculo laranja
Algum problema técnico. O piloto deverá voltar as boxes.

Todos os direitos reservados © 2011-2017 PÉ NA TÁBUA - A corrida mais divertida do Brasil | Criação e Desenvolvimento: Rafael Designer