2019 - Os 90 anos da Jawa

Muitos a consideram o "Fusquinha das Motocicletas", tanto pela simplicidade mecânica, quanto pela popularidade que a marca teve. É fato que a Jawa foi uma das maiores fabricantes de motocicletas dos anos 50. Nascida na República Tcheca a Jawa começa sua vida em 1929, quando Frantisek Janecek (que ganhou com vários produtos desenvolvidos através de suas patentes, inclusive na patente da granada de mão) aposta seu dinheiro em uma fábrica e motocicletas. A ideia, no início seria apenas ser um representante da quase finada divisão de motocicletas da marca alemã Wanderer, porém na negociação viu a possibilidade de adquirir quase todo o ferramental da fábrica para justamente poder construir uma motocicleta inteira.

O Nome JAWA vem de JAnecek e WAnderer e, em 1929 a primera JAWA sai praticamente igual a uma Wanderer alemã.

O negócio cresceu e a Jawa melhorava a cada ano, mas foi logo depois da Segunda Gerra Mundial, em 1946 que a Jawa lança um dos seus maiores sucessos, a Perak!

As exportações começam pra valer e, nos anos 50, a Jawa ganha o mundo com exportações para mais de 120 países.

Após a Segunda Gerra, a República Tcheca e a Eslováquia passam a ser países comunistas e nasce a Tchecslováquia onde, com a filosofia do “Tudo é do Governo”, funde outras fábricas de motocicletas à Jawa, como a Ogar e a CZ. Trabalhando juntas, os modelos Jawa-CZ produziam motores de 50cc a 500cc e abasteceram muitas marcas de outros países que procuravam propulsores para suas próprias criações.

No Brasil, além da marca ter vários representantes espalhados no país, motores Jawa desembarcavam em terras tupiniquins para abastecer produtos nacionais como a Monark e o Ciclomotor Leonette, um dos principais ciclomotores dos aos 60.

A Jawa passou por vários sumiços e novas aparições desde então, porém, está na ativa! Com sede na Índia e, ao que tudo indica, com planos para ganhar novos países.

> CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

// Nossos Parceiros

Conheça e siga as marcas que dão vida ao evento.

Motul
Associação Nacional de Pilotos Vintage
ECC
Cral
Jurassic Machines
Moto Antiga.com
Prefeirura da Estância Turística de Barra Bonita
Climatizadores Ecobrisa
Rota 61 DF
Divisor