Na história da marca Triumph, há tanta informação que se cruza que muita gente não sabe se houve uma, duas, ou três empresas com o mesmo nome. É claro que tudo isso dificulta saber quando nasceu de fato a Triumph. Mas a gente te ajuda.
Pense assim: Um alemão se muda para Inglaterra com 20 anos de idade para tentar a vida e monta uma empresa para importar bicicletas da Europa e vender na Inglaterra. O alemão era Siegfried Bettmann e seu negócio prosperou.
Em 1886, dois anos depois de abrir a empresa de importação, decidiu abrir uma fábrica de bicicletas na Alemanha (em Nuremberg, cidade onde nasceu) e continuar a exportar para sua empresa na Inglaterra. Nesse mesmo ano um outro alemão entra para a sociedade, Moritz Schulte. Já no ano de 1888 a empresa se mudou para a cidade de Coventry (antes o escritório era em Londres) para abrir definitivamente uma fábrica de bicicletas também na Inglaterra.
Mas, e a moto?
A Triumph seguiu com suas duas fábricas de bicicletas (na Inglaterra e na Alemanha) até 1902, quando decidiram entrar no mundo das motocicletas lançando seu primeiro modelo no mesmo ano utilizando um motor da motocicleta Minerva.
Nascia a primeira motocicleta Triumph. No ano seguinte, em 1903, com 500 motocicletas vendidas, a Triumph decide fabricar motos também na sua fábrica de bicicletas da Alemanha.
Em 1905 a Triumph lança sua primeira moto de projeto próprio e, durante a Primeira Guerra Mundial, sacode o mundo com a sua “Triumph H Roadster” que é considerada por muitos como a primeira motocicleta moderna.
E a tal da TWN ?
Cinco anos depois da Triumph abrir sua produção de motos “também” na sua fábrica de bicicletas na Alemanha, os mesmos nomes das motos em países diferentes, começaram a dar confusão e as motos alemãs tiveram seus nomes mudados para TWN (que nada mais era que a abreviação do nome da fábrica - Triumph Werke Nürnberg).
Portanto, se um dia ouvir que “na história da Triumph” existe uma confusão pois havia duas fábricas diferentes em países diferentes, entenda que simplesmente eram a mesma moto porém fabricadas em dois países distintos e com nomes diferentes.
Mas, e o carro Triumph ? O que tem a ver com a moto ?
Depois da Primeira Guerra Mundial (que acabou em 1918) os dois sócios começaram a discordar sobre novos projetos da empresa e Moritz Schulte, que insistia na fabricação também de carros, se desliga da sociedade onde compra a fábrica de automóveis da Hillman (que também ficava na mesma cidade da sede da Triumph, em Coventry / Inglaterra) e lança, em 1923, o primeiro automóvel Triumph.
Mesmo nome, mesma origem. Mas fábricas diferentes e agora com proprietários distintos.
Agora, em 2022, o Pé na Tábua de Motos Históricas, o PNT-TT, quer contar essa história pra você mostrando os modelos mais importantes destes mais 100 anos de história.
Marque na sua agenda. Dias 16 a 19 de Junho, no Pavilhão de Exposições de Barra Bonita – SP. Em frente ao Kartódromo Municipal.
A gente te aguarda.
Conheça e siga as marcas que dão vida ao evento.