2022 – Os 120 anos da primeira motocicleta Triumph.

Na história da marca Triumph, há tanta informação que se cruza que muita gente não sabe se houve uma, duas, ou três empresas com o mesmo nome. É claro que tudo isso dificulta saber quando nasceu de fato a Triumph. Mas a gente te ajuda.
Pense assim: Um alemão se muda para Inglaterra com 20 anos de idade para tentar a vida e monta uma empresa para importar bicicletas da Europa e vender na Inglaterra. O alemão era Siegfried Bettmann e seu negócio prosperou.
Em 1886, dois anos depois de abrir a empresa de importação, decidiu abrir uma fábrica de bicicletas na Alemanha (em Nuremberg, cidade onde nasceu) e continuar a exportar para sua empresa na Inglaterra. Nesse mesmo ano um outro alemão entra para a sociedade, Moritz Schulte. Já no ano de 1888 a empresa se mudou para a cidade de Coventry (antes o escritório era em Londres) para abrir definitivamente uma fábrica de bicicletas também na Inglaterra.

Mas, e a moto?
A Triumph seguiu com suas duas fábricas de bicicletas (na Inglaterra e na Alemanha) até 1902, quando decidiram entrar no mundo das motocicletas lançando seu primeiro modelo no mesmo ano utilizando um motor da motocicleta Minerva.
Nascia a primeira motocicleta Triumph. No ano seguinte, em 1903, com 500 motocicletas vendidas, a Triumph decide fabricar motos também na sua fábrica de bicicletas da Alemanha.
Em 1905 a Triumph lança sua primeira moto de projeto próprio e, durante a Primeira Guerra Mundial, sacode o mundo com a sua “Triumph H Roadster” que é considerada por muitos como a primeira motocicleta moderna.

E a tal da TWN ?
Cinco anos depois da Triumph abrir sua produção de motos “também” na sua fábrica de bicicletas na Alemanha, os mesmos nomes das motos em países diferentes, começaram a dar confusão e as motos alemãs tiveram seus nomes mudados para TWN (que nada mais era que a abreviação do nome da fábrica - Triumph Werke Nürnberg).
Portanto, se um dia ouvir que “na história da Triumph” existe uma confusão pois havia duas fábricas diferentes em países diferentes, entenda que simplesmente eram a mesma moto porém fabricadas em dois países distintos e com nomes diferentes.

Mas, e o carro Triumph ? O que tem a ver com a moto ?
Depois da Primeira Guerra Mundial (que acabou em 1918) os dois sócios começaram a discordar sobre novos projetos da empresa e Moritz Schulte, que insistia na fabricação também de carros, se desliga da sociedade onde compra a fábrica de automóveis da Hillman (que também ficava na mesma cidade da sede da Triumph, em Coventry / Inglaterra) e lança, em 1923, o primeiro automóvel Triumph.
Mesmo nome, mesma origem. Mas fábricas diferentes e agora com proprietários distintos.

Agora, em 2022, o Pé na Tábua de Motos Históricas, o PNT-TT, quer contar essa história pra você mostrando os modelos mais importantes destes mais 100 anos de história.
Marque na sua agenda. Dias 16 a 19 de Junho, no Pavilhão de Exposições de Barra Bonita – SP. Em frente ao Kartódromo Municipal.
A gente te aguarda.

PNT – Pergunte a quem foi.

> CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

// Nossos Parceiros

Conheça e siga as marcas que dão vida ao evento.

Motul
Associação Nacional de Pilotos Vintage
ECC
Cral
Jurassic Machines
Moto Antiga.com
Prefeirura da Estância Turística de Barra Bonita
Climatizadores Ecobrisa
Rota 61 DF
Divisor