Este regulamento tem como objetivo informar e esclarecer as regras que serão utilizadas no PNT-TT (Pé na Tábua Tira Teima) de Barra Bonita-SP. Neste, você encontrará conteúdo sobre itens de segurança obrigatórios, regras técnicas e conduta de pista.
Cada participante deve se considerar apto e esclarecido sobre o regulamento, não será aceito a justificativa de desconhecimento do mesmo, uma vez que estará disponível para todos os participantes no site do PNT com prazo hábil para leitura e entendimento. Em caso de dúvidas a equipe do PNT estará disponível para esclarecimentos.
Bandeira amarela
Perigo logo a frente. Reduza a velocidade!
Bandeira azul
Dê passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer ultrapassar! Atualmente, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou arrisca penalizações.
Bandeira verde
Pista livre. Geralmente mostrada após o Safety Car sair da pista ou após um trecho em bandeira amarela.
Bandeira vermelha
Corrida paralisada. Devido a acidente, chuva ou má condição da pista.
Bandeira listrada em amarelo e vermelho
Cuidado! Óleo na pista ou pista escorregadia.
Bandeira branca
Carro lento em pista. Pode ser uma ambulância ou qualquer outro carro de serviço na pista. Nas categorias norte-americanas esta bandeira indica a última volta.
Bandeira xadrez (ou quadriculada)
Fim da prova.
Bandeira metade preta, metade branca na diagonal
O piloto tomou alguma atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver desclassificação.
Bandeira preta
Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.
Bandeira preta com um círculo laranja
Algum problema técnico. O piloto deverá voltar as boxes.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS CATEGORIAS
VISTORIA TÉCNICA
• A vistoria técnica tem o objetivo de verificar se a motocicleta está em condições de participar das corridas sem causar risco para o próprio e para os demais participantes.
• Esta vistoria será feita na Oficina MotoAntiga.com, no próprio evento PNT-TT, nos dias e horários pré-definidos na programação.
• Itens inspecionados na vistoria técnica:
* Pneus em condições de uso
* Raios da roda apertados
* Vazamento de óleo do motor
* Freios funcionando
• Quando a motocicleta for aprovada na vistoria técnica receberá um adesivo de aprovação que deverá ser colado na parte frontal esquerda da mesma, em local de fácil visualização.
VISTORIA HISTÓRICA
• A vistoria histórica tem o objetivo de verificar se a motocicleta está enquadrada na, ou nas, categoria(s) correta(s), afim de proporcionar uma formação de grid equivalente para todos os participantes.
• Esta vistoria será feita na Oficina MotoAntiga.com, no próprio evento PNT-TT, nos dias e horários pré-definidos na programação.
• Itens verificados na vistoria histórica:
* Conjunto mecânico correto
* Sistemas de freio da época
• Quando a motocicleta for aprovada na vistoria histórica receberá um adesivo de aprovação que deverá ser colado na parte frontal esquerda da mesma, em local de fácil visualização.
REGRAS DE PISTA
• Não será permitido o acesso das motocicletas para a pista sem os adesivos de vistoria.
• A motocicleta que estiver com vazamento de óleo será encaminhada para a vistoria técnica e só poderá voltar a pista se o vazamento for sanado.
• Os horários de pista deverão ser respeitados de maneira que todos possam participar sem sofrer prejuízo ante outros participantes, salvo alterações causadas por força maior.
• A entrada para área de pista só será permitida com pulseira de identificação.
• Não será permitido acampamento, churrasco, pic-nic e comércio de qualquer fim, nas dependências do Kartódromo.
REGRAS DESPORTIVAS
• Todo motociclista que pretende participar das corridas deverá fazer a inscrição pelo site do PNT-TT (www.penatabua.com) até uma semana antes da data do evento.
• O motociclista poderá participar em mais de uma categoria, seja com a mesma moto ou com outra, usando somente uma inscrição, porém:
* O motociclista não poderá participar com a mesma motocicleta em mais de uma categoria da classe TURISMO.
* O motociclista poderá optar por correr com uma motocicleta de cilindrada inferior em uma categoria de motocicleta de cilindrada superior. Ex uma motocicleta de 250cc correndo na categoria acima de 351cc.
* O motociclista pode optar também por correr com uma motocicleta mais antiga em uma categoria de motocicletas mais novas. Ex. uma motocicleta de 1935 correr na categoria FIFTIES, respeitando a regra da cilindrada.
* As motocicletas que possuírem ano de fabricação anterior ao conjunto mecânico que nela se apresenta, serão aceitas na categoria que compete à este. Ex. uma motocicleta dos anos 40 com mecânica dos anos 60 participará da categoria referente à sua mecânica.